Apps? Youtube? Livros? Dicionário? Qual o melhor para começar?

09/05/2020


Uma das primeiras perguntas que fazemos quando queremos aprender outro idioma é: por onde começar? Por onde estudar? Deixa eu te contar uma coisa...

Muitas vezes nós esquecemos de nos questionarmos sobre qual a forma que mais nos ajuda a aprender as coisas que gostamos. Você aprende mais com coisas visuais? Escrevendo? Escutando? Com livros? Ou acha melhor usar algo mais prático como aplicativos no celular? Prefere aprender pesquisando sem parar e metendo a cara mesmo (tipo eu haha)? Ou prefere ler um texto organizado que te explique uma regra, por exemplo? Prefere o dicionário?

São muitas as formas que podemos aprender outro idioma, e no momento que estamos vivendo, de quarentena, o nosso lado autodidata fica ainda mais aguçado! Autodidata: "uma pessoa que tem a capacidade de aprender algo por conta própria, sem o auxílio de um professor ou mentor. Alguém que aprende alguma coisa sozinho [...]  conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo" (SIGNIFICADOS, 2019). Você acha que pode desenvolver esse seu lado?!

Imagino que para muitas pessoas não é fácil aprender por "si próprio", ainda mais porque sabemos que não temos condições de pagar professores particulares ou uma escola de idiomas, e achamos que sozinhos nunca poderemos avançar no nosso conhecimento da língua, o mínimo que seja... 

Mas quero te encorajar a começar a pensar por uma outra perspectiva: você pesquisando e se esforçando fará com que você não apenas aprenda mais da língua alvo, mas também te trará uma confiança que você achava que nunca poderia ter! É uma sensação única de que podemos, SIM, realizar nossos sonhos a partir dos nossos pequenos passos e busca. É como se pudéssemos aprender tudo e muito mais por nossa conta! Claro, temos a ajuda de professores que postam seus materiais online de graça (ou não), e de sites, livros digitais e físicos, apps, etc; mas sabe o que é você conseguir avançar por conta própria no idioma tão desejado e estudado? É incrível!

A preguiça bate, a frustração, o medo, mas o importante é continuar. Continuar e persistir. Às vezes achamos SUPER difícil aprender, mas no outro dia parece que uma chave destranca mais uma porta no nosso cérebro e conseguimos assimilar melhor. Aprender um outro idioma é a sensação de quando somos crianças e estamos aprendendo mais sobre nossa própria língua, mesmo que de forma inconsciente. Somos bebês no outro idioma, por isso devemos aproveitar cada etapa de uma vez. Não será em 1 mês que você alcançará fluência. É improvável, até demais. Aprender 1000 palavras por dia? Vish, nem consigo aprender vinte! Mas persistindo, eu sei que chegará um dia em que poderei falar com espontaneidade e confiança no idioma que tanto queria aprender, e que continuarei aprendendo. Lembra no que eu disse aqui? A língua muda junto com a gente, então devemos entender isso. Sério. 

Me conta aí, você sabe qual a melhor forma para se aprender outro idioma? Você lembra, no período da escola ou na faculdade, como você conseguia assimilar seus conteúdos favoritos? Hoje, você sabe o que mais te incentiva a aprender algo novo? 

Pegue a dica:

Uma características que os grandes empreendedores têm em comum ...
disponível aqui


SIGNIFICADOS. Autodidata. 2019. Disponível em: <https://www.significados.com.br/ autodidata/>. Acesso em 09 de mai. 2020.



(Photo by Thought Catalog on Unsplash)
0










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação.