Você já pensou em ser fluente em poucos meses?! Posso te garantir que...
Vamos, primeiro, ver o significado de fluência no ensino e aprendizagem de idiomas: "qualidade da pessoa que se expressa com clareza" (Dicionário Online de Português, s/d). Muita gente acha que fluência é você dominar o conhecimento na outra língua, mas peraí, que dominar, pelo menos para mim, é algo muito forte. Não há como dominar as línguas, afinal, elas estão sempre em evolução, e sempre temos algo novo a aprender, seja na nossa área de interesse ou não. Portanto, acho que a palavra proficiência se encaixa melhor, pois essa significa "qualidade de proficiente, competente e que tem bom aproveitamento", isto é, nós, como aprendizes, podemos alcançar o bom aproveitamento no conhecimento sobre o idioma que estamos aprendendo. E isso nas quatro habilidades (fala, escrita, compreensão e leitura), já a fluência se volta mais para a fala, a nossa competência comunicativa. Mas para a gente chegar nela, precisamos da proficiência na língua também, especialmente em suas estruturas e vocabulários.
Voltando para as propagandas de fluência... Sempre senti uma revolta enorme quando lia posts de professores ou cursinhos afirmando que nós, aprendizes, iríamos ser fluentes em tantos meses, em pouquíssimos meses (como aquelas promos de 3 meses de curso intensivo e que todo mundo vai terminar fluente).
Mas não é assim que funciona... Cada pessoa possui seu próprio tempo de aprendizado. Cada pessoa tem seu jeito de estudar e que assimila melhor os conteúdos, especialmente quando se refere a competência gramatical e comunicativa, duas competências essenciais para nosso conhecimento e desenvolvimento na língua estudada. Claro, existem pessoas que conseguem aprender bem rápido, mas não todas... Eu não funciono nessa forma the flash, não! Mesmo em um curso intensivo no idioma.
Então, caro amante de idiomas, não deixe que esses cursos te enganem e façam você achar que foi incapaz de alcançar a fluência e proficiência quando acabou o intensivão e não chegou ao ponto de chegada... Proficiência requer tempo, e tempo indeterminado. Até hoje eu não gosto de dizer que sou bem "proficiente" na língua inglesa (que tem mais anos de companheirismo comigo do que o alemão e espanhol haha), pois sempre tenho o que aprender, e isso acontece até em nossa língua-materna. Mais certo falar que sou fluente, pois consigo me comunicar com fluidez e espontaneidade.
Não corra contra o tempo, não se deixe frustrar, e principalmente, persista na caminhada, mesmo que seja árdua e cansativa. O final dela é uma bênção!
Comentem se já viram esse tipo de propaganda ou se já participaram de algum intensivo milagroso!
Sempre temos o que aprender, né?
Photo by Marvin Meyer on Unplash
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação.