Pra quê aprender outro idioma? Nem sei português direito!

08/05/2020


Trabalhando na área de educação por 5 anos me fez observar algo ainda mais de perto: o tanto de gente que até tem vontade de aprender outro idioma, mas por achar que seu português (sua língua-materna!) é mau usado, deixam que a desmotivação façam com que desistam de aprender outra língua. Ou mesmo conhecer mais da sua própria!
Você já viu alguém falando a famosa sentença "mal sei falar português, quem dirá falar tal idioma!"? Você já pensou isso?

Precisamos entender que uma língua é muito mais do que "gramática" (você sabe o que é gramática mesmo?). Ela evolui, assim como os estudos sobre o idioma. A língua não fica parada no tempo, porque ela nos acompanha. As gírias, as novas formas de uso... Suas regras básicas sempre existirão, porque é com elas que conseguimos dar sentido ao que queremos dizer, porém, não devemos achar que, por termos uma variação, uma forma de falar, um sotaque ou até mesmo uma pronúncia diferente da norma culta, que estamos "mal falando português", porque essa justificativa está no passado, hein?!
Não deixem que outras pessoas te coloquem para baixo, e nem você mesmo(a)! 
Quer aprender outra língua? Vai lá e APRENDA! Ah, mas não é tão fácil assim, não! Eu sei, e como sei o quanto não é fácil. 
O quanto pode ser frustrante e que queremos chegar no fim da caminhada antes mesmo de ter a base, de ter o início. Mas lembre disso aqui: o processo precisa ser vivido com uma etapa de cada vez, então não pire! Não consegue pronunciar direito? Não consegue entender como juntar uma palavra com a outra? Calma, é tudo parte de um processo que vai te levar para caminhos com maiores horizontes e perspectivas. Vai te levar a conhecer outras culturas. 
Aprender outro idioma não é, somente, para conseguir aquela vaga de emprego ou mostrar que você sabe outra língua... É sobre conhecer uma outra estrutura linguística que faz você conversar com pessoas que vivem numa cultura diferente da sua! Pare um instante para pensar sobre isso.
CONVERSAR com uma pessoa de OUTRA cultura. Que pode morar num país completamente diferente do seu. Do outro lado do globo. E ainda assim, por causa da língua, vocês podem conversar sobre diversas coisas da vida. 
Isso é tão perfeito que fico emocionada apenas em escrever! Imagina viver isso? E olhe que vivi, e continuo vivendo. Quando percebi que podia conversar com pessoas de outros países, por exemplo, conversar pelo twitter sobre um filme com uma pessoa egípcia, eu fiquei chocada! Sim, línguas unem pessoas, e não "serve" apenas para ter um emprego e viver na caixinha.

Qual é o idioma que mais faz você sentir um quentinho no coração e vontade de aprender mais sobre ele e os lugares em que ele é falado? 

Comente sua opinião! Adoraria saber das suas experiências.



0










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação.